Opinião Firme

O jornalista Alencar Garcia de Freitas é conhecido pela solidez de suas opiniões, que expressa publicamente através de artigos publicados na mídia local, mas é também um dos pioneiros no radiojornalismo no Espírito Santo, sendo responsável por transformar uma pequena rádio na campeã de audiência e fazendo nela uma base forte do jornalismo radiofônico na época do regime militar, cuja censura desafiou várias vezes.

Esta história e as opiniões de Alencar, inéditas, estão no livro “O Palácio e o Gato” lançado no mês de dezembro. A seleção dos textos, a história do jornalista, a edição e toda coordenação da publicação foi feita pela Comum Editora. Todo trabalho demandou tempo e preparação, com a organização de um vasto acervo de crônicas, artigos e outros textos, que mereceram uma leitura acurada e uma seleção primária, discutida com o autor, até se chegar ao conteúdo final, apresentado aos leitores.

O Palácio e o Gato traz, também, uma memória fotográfica, que retrata vários momentos da vida do jornalista, desde a infância em Aimorés, Minas Gerais, – local a que ainda continua ligado – até os dias atuais. O livro fala de política, meio ambiente, cultura, eleições, partidos e muito mais e faz  um passeio pelo que acontece no Espírito Santo e no Brasil. Alencar tem um texto claro e conciso e expressa suas ideias e opiniões de modo direto. Uma leitura que vale a pena.