A história de Luzia Grinalda a primeira mulher a Governar o Espírito Santo, na era colonial.

Quem foi uma das primeiras mulheres a governar um Estado no Brasil?

A história registra várias delas, ainda na época colonial, e uma é Dona Luzia Grinalda, que esteve à frente da Capitania do Espírito Santo por mais de quatro anos. Ela casada com Vasco Coutinho Fiho, filho de Vasco Fernandes Coutinho, o donatário que fundou o Estado.

De acordo com historiadores, Luzia Grinalda chegou ao Governo depois que o sogro e o seu filho, Vasco Fernandes Coutinho Filho – tido fora do casamento oficial – com quem era casada, morreram. Ao falecer, o primeiro donatário passou a capitania para o filho e, este, para a esposa que, então, assumiu o Governo em 1588.

Os relatos históricos mostram que Luzia ficou cerca de quatro anos à frente da Capitania, mas foi afastada do posto por uma decisão da Corte portuguesa. A decisão de afastar a Governadora foi tomada a pedido de Francisco Aguiar Coutinho, parente de Vasco, que reclamou a capitania.

O Governo, então, foi entregue ao Capitão Mor Miguel de Azeredo, – antigo assistente de dona Luzia – que governou a possessão em nome de Francisco, até 1605. Com o afastamento, dona Luzia Grinalda retornou a Portugal, para Évora, ingressando em uma ordem religiosa. A história registra que ela viveu até os 85 anos.

VIVENDO COMO FREIRA

Os historiadores registram que há controvérsias sobre o verdadeiro sobrenome da esposa e herdeira de Vasco Fernandes Coutinho Filho, grafado como Grinaldi, Grinalda, Grimaldi e Grimalda. Os documentos portugueses, no entanto, a chamam de Luzia Grinalda, o nome da rua no Centro de Vila Velha onde fica a COMUM EDITORA E JORNALISMO.

O fato mais marcante do Governo de dona Luzia Grinalda foi o ataque do pirata inglês Thomas Cavendish à baia de Vitória em 1592. Para combater o ataque, a governadora se aliou aos índios Goitacazes, acampados nas proximidades de Vila Velha. O ataque foi rechaçado e ela garantiu a posse da terra. Na luta, o pirata acabou perdendo cerca de 80 dos seus homens.

Foi ela, ainda, que fez a doação aos religiosos franciscanos do terreno onde se encontra o Convento da Penha, um dos ícones de Vila Velha e do Espírito Santo, e também apoiou outros religiosos, tendo se tornado amiga do Padre José de Anchieta.

Após a decisão de transferir a posse da Capitania para um parente de Vasco Fernandes, dona Luzia Grinalda decidiu voltar para a terra do marido, Évora, assumindo os votos e vivendo como freira no Convento de Nossa Senhora do Paraíso. A história registra, ainda, um depoimento da ex-Governadora em favor do padre Anchieta, que catequizou indígenas nas praias capixabas de Anchieta.

UM POUCO SOBRE VILA VELHA

praiadacosta1

Vila Velha é uma das mais antigas cidades do Brasil, com mais de 470 anos. É também a segunda economia do Espírito Santo, com belas praias, opções de lazer, monumentos, muita história e ótima hospitalidade
VEJA MAIS.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VILA VELHA

VISITE VILA VELHA

O site Visite Vila Velha traz informações interessantes sobre a cidade para visitantes residentes.

PREFEITURA MUNICIPAL

O site da Prefeitura de Vila Velha também oferece informações sobre a cidade e balneabilidade das praias.

CONVENTO DA PENHA

Monumento histórico, o Convento da Penha é um símbolo do Espírito Santo e de Vila Velha e um importante centro religioso.

OS PARAÍSOS DAS COMPRAS

Os shoppings Praia da Costa e Boulevard são paraísos das compras, mas oferecem, também, boa comida e outras opções de lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *