LIVRO MOSTRA CRÔNICAS DE ALENCAR

Textos inéditos que refletem a opinião do jornalista Alencar Garcia de Freitas. Este é, em resumo, o conteúdo de O palácio e o gato, que acaba de ser lançado. Além dos textos, selecionados pelo jornalista Lino Resende, o livro traz, ainda, uma breve biografia do seu autor, um dos pioneiros do rádiojornalismo no Espírito Santo, tendo transformado o noticiário da Rádio Capixaba em autêntico sucesso e, para torná-lo atual e verdadeiro, muitas vezes enfrentou a censura do regime militar.

A ideia original do livro, produzido pela Comum Editora, era destacar a opinião do jornalista através dos seus artigos. Neles, ele fala de política, meio ambiente, festas religiosas, políticos e política. E foi exatamente a partir de um dos artigos, onde compara o político ao gato, que saiu o título da obra. Os gatos, como muito lembra Alencar, são territoriais. Depois de se “apossarem” de um local, não o querem largar. E assim, afirma o artigo, são os políticos que depois de experimentarem o gosto de um mandato não mais o querem deixar.

Completando o livro, vem uma seleção de fotos, mostrando a trajetória de vida do jornalista, desde sua infância difícil em Aimorés, Minas Gerais, até os dias atuais. A cidade natal, por sinal, está sempre presente nos textos do jornalista, que a recorda e a exalta. A capa do livro é do publicitário Teco Cipriano e a edição é da Multieventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *